Comidas

Rinconcito Peruano

riconcito peruano

Riconcito Peruano tem Chica Sour, pisco com suco de milho, e ceviche de pescado

Fiquei curiosa para conhecer o restaurante Rinconcito Peruano desde a primeira vez que uma amiga me falou do lugar e explicou que ficava bem no Centro de São Paulo, que, convenhamos, está bem degradado em várias partes. Ela disse que sempre havia filas quilométricas. Pensei que o lugar deveria ser muito interessante para atrair tantas pessoas, apesar da localização, e não me enganei.

O primeiro restaurante da rede fica na Rua Aurora, na parte superior de um estacionamento, e pode ser acessado por uma escadinha estreita. Quem não sabe que ali funciona um restaurante, nem vai perceber porque não há nenhum tipo de identificação. Quando a casa foi inaugurada, em 2014, as filas constantes na porta eram o único sinal de que algo especial acontecia ali. Com a abertura de outras unidades, em 2015, essas filas diminuíram.

Subindo a escadinha íngreme, entrada e saída do local, há quadros e desenhos da cultura peruana. No primeiro andar, há um grande salão com decoração temática do Peru e estilo simples e rústico. Li que o local já passou com ampliação e reforma. Mais ou menos no Centro do salão há quadro de pintura a óleo do chef Edgar Villar, dono do Riconcito Peruano. A história dele é bem interessante e pode ser conferida no cardápio e no site do restaurante.


O que saber antes de ir
 

Se você gosta de comida peruana, este é o lugar em São Paulo. Além do ambiente típico, o cardápio e os temperos realmente são legítimos.

Ótimo custo-benefício. Porções fartas e preços baixos.

Rinconcito Peruano significa cantinho peruano, em espanhol

 

Cardápio

O atendimento no restaurante é muito bom. Todos os garçons são peruanos e sempre muito atenciosos. O cardápio, sim, é a grande surpresa da casa. Chama a atenção a variedade de comidas típicas da Região Andina. Outros pontos positivos são as porções fartas e os preços muito baixos para os padrões de São Paulo.

Bebidas

O cardápio de bebidas é destaque para quem quer mergulhar na cultura peruana. No local é possível encontrar a Inca Kola, raridade no Brasil. É um refrigerante amarelo, quase fosforescente, com gosto bem artificial de tuti-fruti. Confesso que não gosto muito, mas é preciso experimentar porque a bebida é um ícone do Peru. É tão popular que até foi comprada pela gigante Coca-Cola.

Já a chicha morada me dá água na boca. É um suco de milho roxo (maíz morado), cultivado na Cordilheira dos Andes, cozido com cravo-da-índia, canela, cascas de abacaxi e marmelo. É bem doce, mas sempre bebo quando vou ao Rinconcito Peruano. Também é muito difícil de ser encontrado no Brasil.

Entre as bebidas alcóolicas, a sugestão é o Pisco Sour – limão, clara de ovos, açúcar e pisco (bebida destilada de uva com teor alcoólico superior a 30%). O pisco é muito tradicional no Peru (que tem uma cidade com esse nome) e no Chile. Os dois países, inclusive, disputam a paternidade da bebida.

Para quem quer mergulhar mais na cultura peruana, indico a Chicha Sour, ainda mais rara no Brasil. A bebida é uma mistura do tradicional Pisco Sour com a chicha morada, suco de milho roxo. É um pouco enjoativa, mas vale experimentar. Eu gosto muito!

Infelizmente, o restaurante não vende a cerveja Cusqueña, que é muito boa e também tradicional no Peru.

Comidas

O sabor dos pratos também é destaque. São bem temperados, bem no padrão da culinária tradicional andina.

Meus favoritos são:

 

Ceviche de pescado                                             (Fotos: http://www.rinconcitoperuano.com.br)

Arroz Chaufa misto de camarão

 

Lomo a lo Pobre

Arroz com mariscos

  

Como chegar

 O Riconcito Peruano está instalado em seis lugares diferentes de São Paulo (SP):

 

CENTRO – Rua Aurora, 451 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP 

 

TATUAPÉ – R. Serra de Bragança, 626 – São Paulo – SP

 

VILA LEOPOLDINA – Rua Trípoli, 144 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP 

 

INDIANÓPOLIS – Av. Sabiá, 733 – Indianópolis, São Paulo – SP

 

CAMPOS ELÍSEOS – Av. Viêira de Carvalho, 86 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

 

PINHEIROS – R. dos Pinheiros, 832 – Pinheiros, São Paulo – SP

 

Crédito das fotos: Arquivo Pessoal. Imagens podem ser usadas desde que a fonte seja citada.

 

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s